Notícias

'Um dia para fazer história no futebol', destaca jornalista sobre o duelo com o Vasco


Jornalista do portal AgênciaCH, Carlos Humberto, publicou nesta terça-feira (05) uma interessante crônica a respeito do duelo contra o Vasco, e destacamos aqui no site oficial do Cancão. Para o jornalista, trata-se de uma oportunidade para fazer história no futebol. Segue na íntegra: 

 

A acolhedora e progressista cidade de Juazeiro, no norte baiano, recebe nesta quarta-feira (6), pela segunda vez na história, o Clube de Regatas Vasco da Gama, campeão nacional quatro vezes – 1974, 1989, 1997 e 2000 – e vencedor da Libertadores em 1998.

Em 1977, há 42 anos, o Gigante da Colina brilhou em solo juazeirense ao golear a seleção amadora local em dois jogos amistosos preparatórios para a disputa do campeonato carioca do qual se tornaria campeão naquele ano, vencendo o Flamengo na decisão. Na época, seu elenco era formado por figurinhas conhecidas internacionalmente como Roberto Dinamite, Mazaropi, Orlando Lelé, Abel, Geraldo, Marco Antônio, Zé Mário, Zanata, Helinho, Dirceu, Zandonaide, Guina, Luiz Fumanchu, Wilsinho, Ramon, Galdino e Paulinho, entre outros. O técnico era Orlando Fantoni.

O revés de 1977 faz parte do passado e a Juazeirense tem a oportunidade de reescrever a história pregando uma peça fenomenal no time cruzmaltino, mas não será uma tarefa de fácil execução. O centenário Vasco da Gama continua grande e chega com o espectro de favorito diante do ainda imberbe Juazeirense, de apenas 12 anos.

Como dizem os boleiros, as forças dos antagônicos se igualam antes de a bola rolar e, com a ajuda dos Deuses do futebol, que em sua infinita sabedoria e bondade ampara a todos os clubes, o pequeno Juazeirense, após o apito final, poderá se transformar no Davi que derrotou Golias em pleno Estádio Adauto Moraes.

Impossível acontecer? Acho que não. Os livros de futebol dedicam páginas e mais páginas narrando resultados improváveis que tornam esse esporte o mais apaixonante entre todos.

Quem sabe essa data não represente um divisor de águas na história do futebol juazeirense, e sirva de alimento para que o historiador Tony Martins dedique um especial capítulo dessa façanha em seu próximo livro?

*Resultados dos jogos em Juazeiro:

Dia 30 de janeiro de 1977 – Seleção de Juazeiro 0 x 5 Vasco da Gama

(Gols: Orlando Lelé 2, Ramon 2 e Abel 1)

Dia 01 de fevereiro de 1977 – Seleção de Juazeiro 1 x 6 Vasco da Gama

(Gols: Orlando Lelé 2, Ramon 2, Galdino 2, para o Vasco. Lulinha descontou para a seleção)